Pesquisar neste blog, na WEB

domingo, 27 de setembro de 2009

Resumo Audiência Pública em Braço do Norte

(Vamos fazer essa gigante se ajoelhar...)

http://www.notisul.com.br (veja a matéria na integra)



Wagner da Silva - Braço do Norte
25/09/2009

Ibama quer a suspensão da licença ambiental

Grupos favoráveis e contrários à exploração de fosfato em Anitápolis debateram os prós e contras da atividade pretendida pela Indústria de Fosfatados Catarinense (IFC), de propriedade das multinacionais Bunge e Yara Brasil, duas das maiores empresas de fertilizantes do mundo.
A audiência pública, a primeira na Amurel, ocorreu nesta sexta-feira, em Braço do Norte, e serviu para confirmar como há divergência em torno do assunto e como será difícil chegar a um consenso...

A FORÇA DE UMA LIMINAR


A Liminar concedida pelo Poder Judiciário Federal, não merece reparos, ao contrário merece sim elogios de todos. A decisão em 18 laudas, extensa, face a complexidade da causa, não foi recheada de nomenclatura técnica o que possibilitaria o entendimento apenas dos mais eruditos. Ao contrário, de linguagem acessível, objetiva e elucidativa, foi antes de tudo, aos amantes do direito, uma aula. Aos que militam as causas ambientais, a decisão pode ser vista também sob o ponto de vista da defesa do meio ambiente, ante o conflito suscitado sob o discurso econômico.

Assim, abarca a decisão questões ambientais, econômicas, sociais, legais, enfim, demonstra incialmente o quanto a ação foi estudada pela Juiza, análisada em todos os seus aspectos, enfoques, cujo ápice foi " suspender os efeitos da Licença Ambiental Prévia n. 051/2009 e impedir a instalação do Complexo... ( continue lendo )


Vídeos:
Audiência Pública, desmascara multinacionais que tentam minerar fosfato em Anitápolis SC
Autor: Fernando De Carvalho / ECOTV

Assista AQUI na ECOTV a cobertura da Audiência Pública realizada em Braço do Norte, no dia 25 de Setembro de 2009 - Sobre os Impactos ambientais do Projeto Anitápolis, proposto pela IFC- Indústria de Fosfatados Catarinense (das multinacionais Buge e Yara)

terça-feira, 22 de setembro de 2009

Filme provoca público a agir contra a crise climática
Por Redação do Greenpeace

Internacional — "A era da estupidez" questiona o imobilismo humano diante da ameaça do aquecimento global e pretende transformar 250 milhões de espectadores em ativistas pelo clima.A três meses da reunião que decidirá o futuro da humanidade, a 15ª Conferência do Clima, estreia o filme "A era da estupidez" (The Age of Stupid), um olhar crítico sobre a demora dos atuais governantes em lidar com a crise climática."A era da estupidez" se passa em 2055 e tem no papel principal o ator inglês Pete Postlethwhaite, indicado para o Oscar em 1994. Ele interpreta o "arquivista", um homem solitário que vive num mundo devastado pelo aquecimento globa... ...


segunda-feira, 21 de setembro de 2009

Resumo do dia 20/09 e Audiência Pública do dia 25/09

Resumo do dia 20/09




Audiência Pública aberta a ser realizada no dia 25/09 em Braço do Norte

A Comissão de Turismo e Meio Ambiente da Assembléia Legislativa de Santa Catarina (CTMA-ALESC), convida a todos os interessados para participar da Audiência Pública sobre os Impactos Socioambientais da Indústria de Fosfatados Catarinense (IFC) a ser implantada no Vale do Rio dos Pinheiros - Anitápolis/SC, no dia 25 de setembro do corrente, às 16h, no salão da Paróquia Nosso Senhor do Bonfim, sito à Praça Padre Roher, 213, Centro - Braço do Norte/SC. Cumpre informar que está confirmada a presença da direção e de consultores externos da IFC(Bunge/Yara).

Atenciosamente,

Deputado Décio Góes

Presidente da CTMA-ALESC.


CAMISETAS DO MOVIMENTO FORA FOSFATEIRA

As camisetas serão vendidas a 10 reais no dia da audiência.
Quem for de Tubarão e Capivari pode falar comigo pelo 8437-9696 ou pelo e-mail eraldo.nazario@gmail.com

sexta-feira, 11 de setembro de 2009

Fora Fosfateira

Sou de Capivari de Baixo e trabalho com engenharia elétrica a mais de 15 anos.
Ao tomar conhecimento deste empreendimento fiquei preocupado e muito triste ...
preocupado pelo fato da nossa água vir daquela região e de suas nascentes e triste pela destruição que o empreendimento iria causar numa região delicada como é a nossa serra Catarinense, que tem tradição turística, agricultura familiar e culturas orgânicas.
Fiquei mais preocupado ainda depois que falei com o meu amigo Fernando e ao fazer uma pesquisa sobre a Bunge no Google, é neste momento que a gente vê o que a grande mídia não nos mostra e nos damos conta que as pessoas que escolhemos pra dirigir as nossas cidades, estados e até a nossa nação nos iludem com seus discursos vazios e mentirosos para depois tirarem proveito do poder que recebem...
Faça você também a sua pesquisa na grande rede e descubra o lado podre dessas empresas que se vestem de verde e querem nos deixar uma herança de destruição, igual como fazem no Piauí e em Minas Gerais....
Um recado para os nossos ilustres políticos: Os senhores não precisam se render as pressões desses grupos que jogam sujo porque o povo que os elege espera o melhor destes representantes, vamos saber reconhecer quem esta do nosso lado.
Eraldo Nazário


Clique na imagem para participar a conhecer melhor o que propomos...




Veja mais detalhes clicando na imagem ou mais abaixo na 4ª postagem...



Junte-se à nós e garanta esta bela região para os seu filhos e netos
Eraldo

quinta-feira, 10 de setembro de 2009

Ziraldo ilustra cartilha sobre orgânicos que Monsanto proíbe na Justiça, será verdade ou não?

O Ministério da Agricultura lançou recentemente uma cartilha informando a população sobre os benefícios de alimentos livres de agrotóxicos, bem como sobre a questão dos produtos transgênicos que “colocam em risco a diversidade de variedades que existem na natureza”. Porém essas cartilhas não serão distribuídas porque a indústria dos alimentos transgênicos (Monsanto), entrou com uma ação que impede a distribuição.

Será que desistiu da ação ao ver o grande movimento que se levantou?

Será que tem alguma verdade nisso ou é uma jogada de Marketing de alguém...
( Um povo ignorante é bem mais fácil de ser conquistado, sempre desconfie e questione... )

Já está disponível no site do MAPA!
Para acessar, vá na página www.agricultura.gov.br, no menu à direita clique em "Agricultura Orgânica", no menu à esquerda clique em "Publicações e Artigos", Clique em "O Olho do Consumidor" e pronto!
http://www.agricultura.gov.br/images/MAPA/arquivos_portal/ACS/cartilha_ziraldo.pdf