Pesquisar neste blog, na WEB

domingo, 27 de setembro de 2009

Resumo Audiência Pública em Braço do Norte

(Vamos fazer essa gigante se ajoelhar...)

http://www.notisul.com.br (veja a matéria na integra)



Wagner da Silva - Braço do Norte
25/09/2009

Ibama quer a suspensão da licença ambiental

Grupos favoráveis e contrários à exploração de fosfato em Anitápolis debateram os prós e contras da atividade pretendida pela Indústria de Fosfatados Catarinense (IFC), de propriedade das multinacionais Bunge e Yara Brasil, duas das maiores empresas de fertilizantes do mundo.
A audiência pública, a primeira na Amurel, ocorreu nesta sexta-feira, em Braço do Norte, e serviu para confirmar como há divergência em torno do assunto e como será difícil chegar a um consenso...

A FORÇA DE UMA LIMINAR


A Liminar concedida pelo Poder Judiciário Federal, não merece reparos, ao contrário merece sim elogios de todos. A decisão em 18 laudas, extensa, face a complexidade da causa, não foi recheada de nomenclatura técnica o que possibilitaria o entendimento apenas dos mais eruditos. Ao contrário, de linguagem acessível, objetiva e elucidativa, foi antes de tudo, aos amantes do direito, uma aula. Aos que militam as causas ambientais, a decisão pode ser vista também sob o ponto de vista da defesa do meio ambiente, ante o conflito suscitado sob o discurso econômico.

Assim, abarca a decisão questões ambientais, econômicas, sociais, legais, enfim, demonstra incialmente o quanto a ação foi estudada pela Juiza, análisada em todos os seus aspectos, enfoques, cujo ápice foi " suspender os efeitos da Licença Ambiental Prévia n. 051/2009 e impedir a instalação do Complexo... ( continue lendo )


Vídeos:
Audiência Pública, desmascara multinacionais que tentam minerar fosfato em Anitápolis SC
Autor: Fernando De Carvalho / ECOTV

Assista AQUI na ECOTV a cobertura da Audiência Pública realizada em Braço do Norte, no dia 25 de Setembro de 2009 - Sobre os Impactos ambientais do Projeto Anitápolis, proposto pela IFC- Indústria de Fosfatados Catarinense (das multinacionais Buge e Yara)

Nenhum comentário:

Postar um comentário