Pesquisar neste blog, na WEB

quarta-feira, 9 de junho de 2010

Cooperativa de Catadores de Tubarão/SC

Cooperativa de Catadores de Materiais Recicláveis começa a ser montada

08/06/2010
FOTO: Arquivo/PMT
Cooperativa de Catadores de Materiais Recicláveis começa a ser 
montada
Assembleia dos catadores acontece nesta sexta-feira (11)
O primeiro passo para a criação de uma cooperativa voltada aos catadores de materiais recicláveis de Tubarão será dado nesta sexta-feira (11), com a realização da Assembleia Geral.
O encontro, direcionado às famílias que vivem da atividade, acontecerá das 08h30 às 15 horas, no salão comunitário da igreja de Humaitá, e servirá para definir e aprovar o estatuto social; eleger os Conselhos de Administração, Fiscal e de Ética, além de deliberar sobre assuntos gerais.
Segundo levantamento realizado pela secretaria de Assistência Social, atualmente, cerca de 100 famílias tubaronenses coletam resíduos recicláveis em diversos pontos da cidade. “Essas pessoas fazem este serviço sem nenhum tipo de orientação e levam tudo que coletam para suas próprias casas. Isso causa um problema social muito grande”, salienta a Educadora Ambiental, Lúcia Helena Mello de Freitas.
Com a criação da cooperativa será possível melhorar consideravelmente a vida das famílias que dependem economicamente da atividade. “Além de capacitar o catador para aproveitar ainda mais o material, vamos montar núcleos de coleta em vários pontos da cidade, dessa forma o catador não precisará levar o que coletou para sua casa”, ressalta Lúcia.
A prefeitura já adquiriu um terreno localizado no bairro São Cristóvão. Assim que a cooperativa for formada, será possível buscar financiamentos e recursos de programas do governo federal para construir um galpão e dar início às atividades da cooperativa.
A Educadora Ambiental explica ainda que a cooperativa não será da prefeitura. “Nós daremos todo o suporte e faremos as mediações necessárias para que o trabalho em grupo seja feito de forma organizada e rentável para os cooperados, mas o resultado será destinado somente a eles” enfatiza.

2 comentários:

  1. Boa tarde Educadora Ambiental: Lúcia Helena Mello de Freitas,

    Eu José Alberto Moreno,representante da empresa Hecovisão - Soluções Ambientais - desenvolvemos serviço de coleta de óleo de fritura usados,dando destino correto,para produção de biodiesel e minimizar a contaminação dos mananciais hídricos,rios e solo.
    Obs: Estou dispor ajudar a cooperativa,trabalho a 13 anos com resíduos sólidos.

    Atenciosamente:José Alberto Moreno,
    www.recicleoleovegetal.blogspot.com
    www.hecovisao.com.br
    Fones: (15)3016-4925
    (15)9737-7309

    ResponderExcluir
  2. A Maqfort Maquinas ,coloca se a disposição para orçamentos em compromisso em nossas linhas de maquinas para triagem , moagem e extrusão de plásticos.

    http://qualidade.maqfort.zip.net
    Fone : 047 3268 3258
    Email: maqfort.maquinas@hotmail.com

    ResponderExcluir