Pesquisar neste blog, na WEB

segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

Já estão em fabricação os carros movidos simplesmente por ar comprimido

http://www.mdi.lu/tracteurs.swf
http://www.mdi.lu/citycats.swf
http://www.mdi.lu/minicats.swf
http://www.mdi.lu/multicats.swf
A partir da próxima primavera europeia, os pequenos carros da empresa francesa MDI serão produzidos também na Suíça.
O chamado AirPod funciona a ar comprimido, não polui, é barato e tem a ambição de mudar a maneira de conceber o automóvel.
Depois do Salão do Automóvel de Genebra, em março, o AirPod esteve na Escola Politécnica de Lausanne (EPFL) em novembro, quando foi assinado um acordo de parceria de pesquisa, visando melhorar os sistemas de abastecimento dos tanques de ar.

O carro parece um ovo colorido, com janelas redondas, mas não é a forma que torna o veículo de três lugares revolucionário e sim seu modo de propulsão, unicamente a ar comprimido e sem nenhuma emissão de poluentes. A ideia não caiu do céu pois a tecnologia existe há dois séculos.
Guy Nègre, fundador da MDI, passou quase meio século construindo motores para a Fórmula 1, para a aviação e para a célebre Renault 8 Gordini.
Os modelos:
AIRPod. Ar comprimido unicamente. Uma espécie de ovo com janelas redondas, de três lugares, 220 kg, autonomia de 200 km, velocidade máxima 70 km/h, preço de aproximadamente 9 mil francos suíços, cerca de 15 mil reais.
OneFlowAIR. Bienergia, ar comprimido e carburante. Várias versões, de três a cinco lugares, 320 kg, autonomia de 800 km, velocidade máxima de 130 km/h, preço de aproximadamente 12 mil francos suíços,  cerca de 20 mil reais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário